Sistemas de Wayfinding

Boa noite, tudo bem?

Passou uma semana desde que me comprometi em compartilhar mais sobre o que tenho estudado. Um tema que tenho lido bastante é sobre Wayfinding, que é, basicamente, um sistema de sinalização para orientação espacial. O objetivo desse sistema é facilitar que as pessoas achem seu caminho ou entendam onde estão. No entanto, muitas vezes, essas placas acabam sendo confusas ou difíceis de confiar. Esse problema acontece porque a sinalização pode ser complicada de memorizar, ler ou entender.

Arquitetos e designers devem projetar para o mundo real, para pessoas reais. Se o usuário não presta atenção na informação, pode ser pela má localização, por não aparecer vezes o suficiente, por ser muito longa ou mal estruturada. Símbolos podem não ser compreendidos por não serem autoexplicativos ou simplesmente porque não estão em uso há tempo suficiente para terem sido aprendidos. Até o layout do espaço arquitetônico pode gerar confusão por não ter uma forma clara ou uma linguagem visual coesa.

Passini é um autor que reforça a importância de colocar o usuário no centro do projeto. Concordo com ele quando fala que qualquer sistema de wayfinding tem que ser pensado de forma interdisciplinar, buscando entender como as pessoas percebem o ambiente, se localizam e em como utilizam da informação fornecida para tomar decisões no percurso. É possível concluir então que a colaboração entre profissionais pode melhorar muito sistemas de sinalização, principalmente por trazer diferentes pontos de vista.

Por hoje é só, amigos. Obrigada e até a próxima!

Previous
Previous

Você tem uma placa preferida?

Next
Next

Ser Artista