Ser Artista
Oi! Boa noite, tudo bem?
Bom, eu não costumo postar muito por aqui, não tenho esse hábito. Algumas pessoas sabem que eu tenho muito interesse por Arte, Design e Arquitetura. Não só por conta da minha formação como Arquiteta e Urbanista, ou porque hoje trabalho como Designer e Analista de Branding, mas, principalmente, porque sou artista desde criança (é difícil se chamar de artista).
Tenho estudado alguns temas nessas áreas e decidi começar a compartilhar por aqui, sem pressão. Pode ser que eu desista no meio do caminho, mas fica aqui o primeiro movimento. Acho curioso como é difícil para muitos artistas se assumirem como tal. Conversei com alguns que passam pelo mesmo “drama”. Pelo que percebo, isso vai além da síndrome do impostor. Ser Artista parece definir mais do que fazemos; parece definir quem somos. Está mais ligado ao “ser” do que ao “fazer”. Para mim, é mais fácil dizer que “faço umas artes” do que afirmar que “sou artista”. Por outro lado, dizer que sou arquiteta é bem mais simples.
Acredito que a formação desempenha um papel importante nisso, atrelando o fazer ao ser. E olha que estou longe de pensar dentro da lógica paulista de se definir pela profissão. Na verdade, acho que sou um pouco de tudo: arquiteta, designer, analista de branding, artista… e talvez um pouco de nada disso ao mesmo tempo. Mas, definitivamente, eu não sou escritora, então já peço um desconto pelos textos que vou compartilhar aqui sobre o que tenho estudado.
Enfim, por hoje é só. Devaneios de um domingo à noite. Até a próxima!